A  Divisão de Arte e Cultura e o Museu Casa Arthur Bernardes recebem campanha de retificação de nome para pessoas trans

Postado em 18/jun/2025

No dia 23 de maio de 2025, das 16h às 19h, o Museu Casa Arthur Bernardes receberá a campanha homônima de retificação de nome, promovida pela Defensoria Pública de Minas Gerais e pela Casa das Mulheres/UFV, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PEC e a Diretoria de Arte, Cultura e Eventos – DIC. Além da roda de conversa que ocorrerá no Jardim da Casa Arthur Bernardes, haverá, inicialmente, visita guiada nos espaços internos do Museu às 16h.

O evento tem como objetivo principal promover um espaço de escuta, acolhimento e diálogo com o público LGBTQIAPN+, com foco em pessoas trans, buscando aproximar o programa de extensão Casa das Mulheres e a comunidade em geral. A roda de conversa propõe reconhecer e valorizar o nome como expressão fundamental da identidade, da dignidade e da cidadania, além de informar sobre os direitos relacionados à retificação de nome e gênero nos registros civis, contribuindo para o fortalecimento do acesso a políticas públicas e à garantia de direitos. 

Sobre a Casa das Mulheres: 

A Casa das Mulheres é um Programa de Extensão Universitária, resultado da parceria entre a Universidade Federal de Viçosa e a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Viçosa, que desenvolve projetos para o enfrentamento à violência contra mulher em situação de violência doméstica e/ou sexual, como o atendimento e análise de dados.