Primeiras visitas do ano de 2022 acontecem

Postado em 08/abr/2022

Publicado em 08/04/2022

O museu Casa Arthur Bernardes completa, nesse dia 08 de abril de 2022, o primeiro mês de sua reabertura para visitação após o afrouxamento das restrições da COVID-19. Após passar por quase dois anos sem poder receber seus tantos visitantes de Viçosa e outras localidades, o museu está voltando a levar uma experiência diversificada à comunidade em geral, dialogando sobre as curiosidades da antiga casa de Arthur da Silva Bernardes, viçosense que presidiu o Brasil entre os anos de 1922 a 1926.

Durante as restrições que impediram as visitas durante quase todo o ano de 2020 e em todo o ano de 2021, o museu pode realizar adequações, leituras e releituras do acervo e tudo isso tem sido compartilhado com os visitantes. A recomendação é para que as visitas sejam previamente agendadas, de forma que se evite a geração de filas para adentrar ao museu. Isso porque o museu ainda precisa observar medidas de contenção da COVID-19, como o distanciamento, não sendo possível a visita de muitas pessoas ao mesmo tempo. Todavia a demanda pela visitação tem crescido gradativamente, havendo ainda frequentemente horários disponíveis que possibilitam a visita imediata dos interessados que comparecem à portaria.

A primeira visita após a reabertura ocorreu efetivamente no dia 09 de março de 2022. Ainda no mesmo mês de março o total de visitantes chegou a 39 (trinta e nove) registros. A maioria dos visitantes foram da própria cidade de Viçosa (58,97%), sendo recebidos também visitantes de outras cidades mineiras (Pará de Minas, Belo Horizonte, Florestal e Ervália), de outros estados (Espírito Santo e Santa Catarina) e também do exterior (Estados Unidos).

Vale destacar que entre os visitantes consta a visita realizada pelos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Educar, de Ervália-MG, que aproveitaram a experiência acompanhados também professora Tatiane e da diretora Adriana. A visita escolar ocorrida no último dia 23 de março foi a primeira recebida desde a reabertura. Os visitantes foram divididos em dois grupos para que fosse possível cumprir um distanciamento físico mínimo recomendado.

A então casa de Arthur Bernardes já acolhia as crianças e adolescentes quando este ex-presidente visitava a cidade, como pode-se ver em fotografias da época expostas atualmente no museu. Esse acolhimento é atualizado por meio dessas visitas escolares, uma das principais atividades do museu até o fechamento em 2020 e que vem sendo retomada.

Todas as visitas ao museu são gratuitas e é importante destacar que, no caso das visitas escolares ou de grupos maiores de visitantes, o agendamento prévio é obrigatório para que a experiência ocorra da melhor forma possível, com segurança e enriquecimento cultural.

Crianças na varanda da casa
Fonte: acervo da Casa Arthur Bernardes (reprodução)